quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Catedral de Lisboa - Sé Patriarcal







































Ao me deparar com a Catedral de Lisboa, descobri de onde veio a inspiração da construção da Catedral de São Paulo, ou Catedral da Sé, pois praticamente me senti dentro da nossa Catedral , uma vez me deparar com linhas muito parecidas com as que vemos na nossa catedral, pois ambas possuem estilo gótico, sendo as colunas internas e abóbadas idênticas e, principalmente por aquele vitraux (vitrô), redondo logo em cima da porta principal(pelo menos que eu lembre, quando voltar à São Paulo passarei lá para conferir – vejam as fotos e tirem suas conclusões).

O passeio pelo claustro me deu arrepios, uma vez, que primeiramente é muito frio lá dentro e também pelo inúmeros túmulos que lá existem.

Dentro dela, ainda encontramos escavações que remontam ao século VI A.C à primeira metade do século XVIII, ou seja, uma verdadeira viagem no tempo.

O problema é que a visita à Catedral de Lisboa me deixou com uma enorme confusão mental.

Vejam conversa com uma guia no interior da Catedral ao tentar obter mais informações:

- Aqui é a Catedral da Sé?
- Não, aqui é a Sé Patriarcal de Lisboa.
- Então: A Catedral da Sé de Lisboa.
- Não. Ou se fala Sé Patriarcal de Lisboa ou se fala Catedral de Lisboa.
- Hã?? Não entendi.
- Não se fala Catedral da Sé.
- Ainda não entendi. Como assim?
- Ou também, Sé Catedral de Lisboa
- Ah!! Entendi.

Mentira, não entendi nada, parei por ai para não ser chato ou para não parecer ignorante.

Agora, me ajudem.
Quer dizer então que quando falamos ai em São Paulo Catedral da Sé para nos referirmos à Catedral de São Paulo, estamos sendo reduntantes? Deveríamos dizer Sé Patriarcal de São Paulo, ou somente Catedral de São Paulo, ou ainda Sé Catedral de São Paulo??????

Caramba!!!! Que confusão!!!!

Alguém consegue esclarecer??????

Beijos!!!

3 comentários:

Tiago "Kalaes" disse...

A palavra Sé é uma abreviatura de Sedes Episcopalis, uma estrutura de poder da Igreja Católica e costuma estar associada à principal igreja de uma região ou sua catedral.

abs e parabéns pelo blog :)

WELESSON disse...

nada como ter amigos letrados.
valeu pelo esclarecimento.

abraços ao meu mentor!!!!

Naguib disse...

Amigão
Vou usar uma foto das suas… da Sé de Lisboa.
Na sua origem ela é românica.
Data do início de Portugal. À volta de 1150, e, veio substituir os sucessivos locais de cultos que ali tinham existido desde, pelo menos, a ocupação romana.
Parabéns pelos seus escritos sobre Portugal.
Um abraço
António