domingo, 16 de dezembro de 2007

chegando no velho continente


Vista da região e do castelo de Óbidos (está um pouco longe, prometo mais fotos) tiradas da janela da casa em que estou

No momento estou em Portugal, mais precisamente entre Óbidos e Caldas da Rainha(cerca de 80km de Lisboa) - cidades com histórias muito interessantes, mas que consumiriam uma paciência bem grande de quem está disposto a ler, mas não vou fazer essa maldade agora, vou deixar para outro momento, agora vou comentar somente da minha chegada ao velho continente.

O meu caminho para chegar aqui foi longo:
Adquiri um bilhete de viagem São Paulo - Madri - Lisboa. Aqueles que conhecem geografia vão questionar porque esse caminho doido e esclareço:

1. era mais barato.
2.como vou para outros lados, terei a opção de voltar por madrid, sem ter que necessariamente voltar a Lisboa para pegar o avião de volta para o Brasil.

A viagem de São Paulo a Madri demorou nove horas e meia e ao desembarcar, depois de ter dormido quase 06 horas da viagem(o que a tornou mais rápida), senti de pronto algumas diferenças quanto aos aeroportos do Brasil.
Primeiramente destaco a arquitetura, o aeroporto de Barajas é muito bonito. o acabamento do teto com folhas de madeira e colunas inclinadas de ferro deixam uma impressão muito agradável.
Em seguida, destaco a sinalização. Não houve a necessidade de perguntar a ninguém para onde me dirigir para fazer a conexão para Lisboa.
Destaco também a estrutura e conforto do aeroporto. Como ele é muuuuito grande, existem esteiras rolantes que facilitam a vida dos mais preguiçosos, sendo que apesar da distância a ser percorrida, pouco se anda e, para ir de um terminal a outro, existe um "metrô".
A espera pela conexão, apesar de longa(o4 horas), foi agradável, uma vez que existem inúmeras e inúmeras lojas, bem como livrarias e lanchonetes. O único aspecto negativo do aeroporto foram os banheiros (todos muito fedorentos...argh!).
Antes disso, tive um pequeno momento de ansiedade ao passar pela migração. O espanhol idiota que me recebeu me fez uma penca de perguntas, como quem não estava muito contente com minha presença ali, mas ao final carimbou o passaporte.

O vôo para Lisboa foi tranquilo, cerca de 01 hora. Dormi boa parte dele, só acordando no momento do pouso, sendo que neste momento me senti em casa: O aeroporto de Lisboa é igual a Congonhas - bem no meio da cidade - e se não estivesse acostumado com isso, pensaria que o avião estava despencando em cima de todos.
O desembarque foi rápido e o aeroporto de Lisboa não merece maiores comentários. Logo encontrei meus anfitriões e nos dirigimos para cá onde estou. No caminho até aqui passamos pelo Estádio do Sporting(ai!, eu e o futebol!!) que é ao lado do aeroporto e por fora muito bonito, apesar de ser verde e branco.

Pouco se vê de Lisboa, uma vez que o Aeroporto está perto da saída para a rodovia.

A estrada até aqui é prefeita, sinalizada e aparentemente segura, apesar de uns doidos passarem por nós, que estávamos a 110km/h, como se estivéssemos parados. No caminho avista-se o castelo de Óbidos que merecerá maiores destaques futuramente, e finalmente chegando aonde estou hospedado, na casa de amigos, percebo logo que estou uma região bucólica, mas que tem muito a oferecer e que será o ponto de partida para diversas outras incursões Portugal adentro.

Sem comentários: