A torre de Belém é considerada património da humanidade pela UNESCO e uma das sete maravilhas de Portugal. Construída em 1520, a princípio serviu como Fortaleza às beiras do rio Tejo, sendo que com o passar dos anos (séculos) acabou tendo inúmeras outras funções, dentre elas, a de uma prisão.
Eu pensava que ela era muito maior do que ela realmente é, mas isso de forma alguma foi decepcionante, uma vez que é uma construção que, se eu não soubesse anteriomente alguma coisa sobre ela, ia pensar que era algum monumento construído para alguma homenagem, uma vez que encontra-se um tanto isolada e na beira da praia, além de ser muito linda.
A construção é tão cheia de detalhes(com símbolos religiosos, militares, reais e naturais, sendo que, pasmem!, até uma cabeça de rinoceronte encontra-se esculpida em um de seus pilares) que se fosse tirar fotos de todos os detalhes que me chamaram a atenção, acredito que 50 fotos seriam pouco.
Do alto de seus quatro andares tem-se um linda vista do Rio Tejo, da ponte 21,22 ou 25 de Abril, do pdrão dos descobrimentos, além de ser contemplado com um lindo pôr-do-sol.
Mais uma vez não pude deixar de alimentar o imaginário. Sentado em uma de suas guaritas me imaginei vigiando o rio Tejo das investidas dos inimigos.
Adorei a torre de Belém.
Sem comentários:
Enviar um comentário