quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Palácio da Pena (realmente vale a pena)


















Ao conhecer o palácio da Pena, percebi o quanto os reis não eram nem um pouco bobos.
O palácio da Pena fica no alto de um morro em Sintra e destaca-se facilmente na paisagem da região. Anteriomente era um pequeno convento, mas um rei que foi visitá-lo gostou muito e resolveu transformar o pequeno convento em um palácio de férias (rei tinha férias?????????????? Do que?????)
Para isso chamou o melhor arquiteto da época e mandou ele fazer algumas viagens mundo afora para inspirar-se e projetar o palácio.
Posso dizer que o escolhido arquiteto voltou muito inspirado, pois projetou uma verdadeira obra de arte.
O palácio da Pena possui uma mescla de arquiteturas de várias épocas, sendo que exteriormente tem-se a impressão que trata-se de dois palácios distintos, uma vez que parte dele tem arquitetura essencialmente árabe.
Em seu exterior verificamos uma mescla de inúmeras outras arquiteturas e culturas, com salões indianos, árabes, mediáveis, etc.
Percorrendo seu inteiror, temos a oportunidade de conhecer os aposentos da família real , a capela interior, no qual existe um lindo vitrô no qual em determinado horário o sol ilumina e destaca os desenhos lá existentes, o salão principal de festas, o salão de chá, a sala de leituras, a sala de pintura, a cozinha, etc,etc., sendo que lá estão todos os móveis, utensílios e apetrechos utilizados até 1910 com a queda da monarquia em Portugal.
Além disso, possui um jardim (parque) muitíssimo lindo, muito bem ornamentado que vale a pena ser percorrida também.

Como falei, uma verdadeira obra de arte, valeu a pena conhecer o palácio da Pena (que trocadilho horrível!!)

Beijos.

Sem comentários: