quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
The End
Mas prefiro pensar que não acabou, que foi somente uma pausa (espero que pequena) e que em breve possa "cair no mundo" novamente.
Aqui, depois de 60 e tantas postagens, acho que umas 400 fotos(imaginem quantas ainda tenho comigo), uns 10 vídeos, muitos comentários (boa parte inútil, hahahahahhaha)nos quais tentei passar alguma coisa dessa viagem (espero que tenha conseguido), me despeço, deixando um grande beijo e abraço a todos e quem sabe os locais aqui visitados e comentários realizados sirvam de informação e, principalmente de motivação e inspiração para muita gente.
Quem ainda não viu nada, não esqueça de que o mais interessante é começar a olhar lá de baixo aqui para cima, que está em uma sequencia cronológica de uns 95%.
Aqui aproveito e deixo um abraço a todos que anonimamente participaram desta viagem, em especial a 02 chineses(Wen Zhinei e Fang Shuo) gente boa pra caramba que conheci na Espanha e ao Sr. Burgos lá de Durango que me apresentou lugares nota 10.
Ah.... quando forem para esses lado e quiserem um guia, é só pagarem as passagens e despesas que estou dentro.
Beijos e Tchaaaaaaaaaaaaaaaaaaaauuu!!!!!!!!!
A principal atração/motivo da viagem
Os doces portugueses
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
Nazaré
Nazareth é uma cidade turística litorânea cerca de 30 km de Caldas da Rainha e, estando em Portugal, merece sua visita.
Antigamente era uma cidade excencialmente pesqueira, mantendo ainda essa caracterísica, no entanto atualmente destaca-se pelo Turismo.
Primeiramente sua praia é extensa e lindíssima e também "bomba" no verão, atraindo turistas de toda Europa.
A cidade é dividida em duas: a Parte baixa e a parta alta, chamada de Sítio (aonde iniciou a cidade), sendo que existem mirantes que proprocionam um visual incrível da parte baixa da cidade e de todo o litoral.
A parte baixa e a parte alta são ligadas por ruas e, principalmente por um funicular inusitado. São dois bondes que enquanto um sobe, o outro desce, existindo inicialmente um único triho, quando ao chegar no meio do percurso, esse trilho se desdobra em dois e, após cruzarem-se os bondes trocam de trilhos. Muito curioso.
Além disso, o farol da cidade, que fica na parte alta, está localizado em um local muito bonito que, além de ser um mirante que proporciona lindas paisagens, acaba sendo um local a ser adimirado também.
No entanto, o mais pitoresco de Nazareth são os seus moradores mais antigos, chamados de Nazarenos e Nazarenas. Eles vestem-se de uma forma muito tradicional: Os homens em geral com roupas escuras e com chapeú na cabeça e as nazarenas com uma famosa saia rodada que falam que é feita de sete tecidos sobrepostos, com um "meião" colorido e lenços na cabeça. Elas são os principais atrativos da cidade, o tempo todo as pessoas as param e pedem para tirar fotos (eu não fui execeção).
E como último local visitado de Portugal e desta viagem, posso dizer que, assim como em Salamanca foi muita sorte fechar a viagem conhecendo um local como Nazareth.
beijos.
Caldas da Rainha
De volta a Portugal, e preparando as malas para voltar, finalmente fui conhecer um pouco melhor Caldas da Rainha. A princípio é uma ciadade sem muitos atrativos, mas, olhando mais de perto descobre-se algumas particularidades que merecem destaque.
A lenda de Salamanca
Como comentei na outra postagem, Salamanca é uma cidade encantadora. E lá existe também uma lenda encantadora.
Salamanca e seu encanto
Tive a oportunidade de fechar o meu pequeno giro pela Espanha com chave de ouro.
Salamanca é incrível. Suas construções das mais variadas épocas nos fazem pensar que a cidade é um monumento em si. A casa das Conchas, a antiga e a nova catedral, o Palácio de La salina, a fachada da Universidade, dentre outros e, principalmente sua Plaza Mayor.
Vi muitas praças, muitos locais, muitas edificações, no entanto, a Plaza Mayor de Salamanca com seu enorme centro, com seus prédio e a "energia" das pessoas que lá transitam a tornam mágica.
Juntando essa arquitetura incrível, com suas histórias, suas lendas (depois falo de uma, a mais fascinante) e, principalmente seu cosmopolitismo (nossa!! será que existe essa palavra?), uma vez que atrai estudantes de todo o mundo, a tornam a mais encantadora das cidades que conheci.
E não estou dizendo que ela é mais bonita, a mais cheia de histórias, a de melhor qualidade de vida, charmosa ou qualquer outro adjetivo mais direto. Ela é encantadora e muitas vezes por mais que se queira explicar, como tentei, não existe muita explicação para esse encanto.
E com essas poucas palavras elejo Salamanca como o símbolo desta viagem e de todas as cidades que conheci e que espero um dia voltar, esta é uma que com CERTEZA voltarei.
Beijos
Burgos e a história
Burgos, como outras é uma cidade com muita história e onde se respira história, com muuuuuuuuitos atrativos e locais de visitação.
Primeiramente destaco que como Burgos faz parte do caminho de Santiago de Compostela e, dentro da cidade existe um trecho de mais ou menos um quilômetro demarcado, e, uma vez que fiz esse pequeno trajeto, se um dia fizer o caminho de santiago, posso pular esse trecho...hahahahaha.
Em Burgos encontramos ainda, uma vez que era uma cidade muralhada, muitas ruinas dessas muralhas, sendo que alguns portais desseas muralhas encontram-se lá e são construções soberbas.
A catedral de Burgos merece destaque. Não consegui uma boa foto dela frente ao seu tamanho, mas também, impressiona pelo tamanho e beleza.
Ainda, outro destaque é sobre o castelo de Burgos. Como a Europa passou por inúmeras guerras, quando Napoelão invadiu Burgos, praticamente colocou o castelo abaixo, restando somente ruínas.
Assim, um grupo pretendia a reconstrução do castelo e outro entendia que ele deveria ficar como estava, no sentido de mostrar a história como ela realmente aconteceu.
Ao final, venceu o grupo que queria manter somente as ruínas. Desta forma, o castelo encontrava-se fechado, sendo preparado para visitações de suas ruínas não sendo possível eu conhecê-lo, mas achei fantástica essa postura como forma de apresentar a história.
No entanto, fora das ruínas das muralhas do castelo, exite o mirante do castelo, que achei o mais original que conheci até então.
Primeiramente, no chão do pátio do mirante, existe uma bonita rosa dos ventos, indicando a direção de diversas cidades, como por exemplo Lima, que fica na direção Sudoesta a uns 12.000km (só lembro dessa).
Mas o mais interessante é um painel que fica na sacada do mirante, no qual existe a representação de cada ponto a ser apreciado na cidade, muito original mesmo. (tem um vídeo ai).
Ah, destaco também um prédio que conheci no qual Cristóvão Colombo foi recebido pelos reis da Espanha quando do retorno de sua segunda viagem à América. Atualmente é a sede de um banco.
Em suma, em burgos vc sente a história.
Beijos, e um dia voltoa para ver as ruínas do Castelo de Burgos e sentir mais da história.
Valdezcaray e a frieza européia. frieza???????
Em um geral não tenho do que me queixar de portugueses e espanhóis - não sei como é um pouquinho mais para lá (franceses, alemães, ingleses, etc.) - todos muito receptivos e atenciosos.