segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A beleza de La Coruña (ou A Coruña)



















































Para entenderem porque La Coruña(ou A Coruña, como preferem os galegos) é tão bonita, coloquei até uma foto do mapa da cidade para melhor vizualização.

La Coruña é uma pequena península no norte da Espanha, sendo que de um lado dela temos o Ria de La Coruña, com seu Porto e do Outro lado a Enseada de Orzan, onde é Oceano

É possível chegar de um lado ao outro, com uma pequena caminhada cortando o centro da cidade. No entanto, o interessante é fazer o percurso de um lado ao outro pelo passeio marítimo que existe na sua orla. São mais ou menos 10 km, saindo do porto, passando pelo Castelo de San Anton, pela Torre de Hércules (depois falo sobre ela), pela praia de Orzán, até chegar no Morro de São Paulo, um incrível mirante que existe, de onde se visualiza quase toda a cidade.

O ideal é fazer o percurso pelo passeio marítimo caminhando ou de bicicleta, sendo esse passeio muito limpo, largo e também muito bonito. Cheguei a alugar uma bicicleta para fazer o percurso, no entanto, a chuva veio e tive que me contentar em fazê-lo de carro, não deixando de ser um belo percurso.

A distribuição geográfica de La Coruña, bem como a cor de suas águas a tornam uma cidade naturalmente bela, além de ser uma cidade muito limpa e organizada.

No percurso pelo passeio, encontramos o Castelo de San Andres, que infelizmente estava fechado, mas que tem como particularidade encontrar-se na entrada da Ria de La Coruña, praticamente em cima das águas, bem diferente dos demais que normalmente encontram-se em lugares sempre altos.

Além disso, a praia de Orzan é lindíssima, com uma cor azul alguma coisa que em poucos lugares se vê.
La Coruña, pela sua beleza natural, até agora foi o lugar mais bonito que conheci. Pena que o tempo estava um tanto nublado e as fotos não refletem o quanto pude presenciar lá.
Ah! Outra coisa interessante na região da Galícia, onde estão Santiago de Compostela e La Coruña é o idioma. Lá além do espanhol, fala-se o Galego, uma língua mais parecida com o português do com o espanhol. É um tanto engraçada, pois aonde é a letra jota "j", eles falam com x "xis", então fica assim: igrexa, coléxio, xogos, San Xosé, San Xuan, etc.

Beixxxos!!!

Sem comentários: