segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Santander - muito mais que um banco





























































A cidade de Santander (fica na região da Cantábria) é uma cidade que me surpreendeu muito. Primeiramente, pelos seus prédio, avenidas, carros, motos números de pessoas nas ruas me passou uma "energia" muito legal, pois apesar de não ser grande me transpareceu a dinâmica de uma cidade grande, mas sem os probelmas de cidade grande.
Em Santander resolvi minha frustração de não ter andado de bicicleta em Aveiro e em La Coruña. Lá, com em várias outras cidades, existe um serviço da prefeitura, que empresta bicicletas para usar dentro da cidade.

E, depois de um pouquinho de paciência, consegui uma e tive a oportunidade de conhecer Santander da melhor forma: de bicicleta, pois sabem que bicicleta sempre foi uma das minhas paixões e, como fazia um tempinho que não andava, nada melhor para desenferrujar do que em uma cidade como Santander.

Como falei, Santander é uma cidade dinâmica. Com prédios um pouco maiores do que havia visto até então e com arquitetura muito bonita.Vê-se muitas pessoas se locomovendo de motos, principalmente aquele modelo novo a Burgman, bem como em seus carrões. É uma cidade que me transpareceu muito prospera.

Lá encontramos a sede do banco Santander (lógico que tirei uma foto). É um prédio muito bonito, com um arco gigantesco, ligando uma parte à outra, sendo que por baixo dele tem uma rua normal, por onde transitam carros.

O curioso é que o prédio fica bem em frente aonde se emprestam as bicicletas, uma praça muito grande e bonita e bem em frente, bem em frente mesmo, fica um playground para crianças. Achei muito pitoresco isso: De um lado um prédio onde se movimentam milhões de euros diarimente e sede de um dos maiores bancos do mundo e do outro, crianças brincando num playground.

No volta pela cidade de bicicleta (existe uma ciclovia) é possível conhecer toda sua orla marítima, com o porto e seus inúmeros barcos e lanchas, bem como encontrar durante todo o percurso, mesmo sendo durante a semana, inúmeras pessoas correndo e também andando de bicicleta, além de muitas pessoas remando e velehando.

A orla de Santander é muito bonita, chegando no seu ponto culminante, no parque Madalegna, aonde fica o Palácio Magdalena, que até não muito tempo atrás era aonde a família real tinha sua casa de verão (ou seja, aonde passavam férias hahahahaha, parece que rei tira férias mesmo).

O parque, bem como o Palácio são muito lindos e, a paisagem vista do palácio é brincadeira. Temos o Mar Catábrico à sua disposição.

Juntando tudo isso e mais alguns outros detalhes, como por exemplo, um bairro com casinhas modestas de talvez uns 1000 metros quadrados, Santander se destacou para mim como a cidade com uma qualidade de vida que me fez pensar o quanto seria bom morar nesta cidade.

Beijos, mas volto para São Paulo e seus problemas.

















1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei o diário e as dicas! Estou indo pra Santander mês q vem! Gostaria de mais dicas!!Abraço