segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A ponte colgante de Portugalete































Colgante? o que é colgante? essa foi minha pergunta quando falaram da ponte para mim. Me explicaram, mas não entendi muito, tentanto imaginar como realmente seria.
E, com todo respeito, duvido quem já tinha ouvido falar em ponte colgante(rolante)e já tenha visto uma ponte dessas, então não recriminem minha ignorância.
Quando cheguei em Las Arenas (a ponte comunica a cidade de Las Arenas com a cidade de Portugalete), vi a ponte e mesmo assim ainda não entendi qual seria a novidade.
De repente, vejo a cabine, ou o que seria um ferry boat(carregada de carros, motos e pessoas) se locomovendo, de um lado para o outro (devidamente registrado).
Não preciso explicar muito como é seu funcionamento pois é simples: a cabine ou ferry boato está sustentado por cabos de aço, as pessoas e veículos embarcam e são tranpostadas de um lado por um sistema corrediço, sem contato com a água.
A ponte de Portugalete foi a primeira ponte colgante construída(data de 1890 e alguma coisa) e me falaram que é a única com esse sistema em funcionamento no mundo. Por conta disso é Patrimônio da humanidade da Unesco.
Eu a achei muito inusitada e mereceu uma postagem própria.
Beijos.




2 comentários:

Leila disse...

Parabéns !!! Tem um monte de sites falando desta ponte mas nenhum explicou como era feita a travessia de pessoas e carros. Só mostram a ponte e navios passando no seu vão.

Obrigada pela claresa de seu post.

WELESSON disse...

Oi Leila, obrigado pela visita. de que forma chegou até esse post>>>>