domingo, 13 de janeiro de 2008

Conhecendo o vinho do Porto





























Em Vila Nova de Gaia, que fica ao lado da cidade do Porto, separados apenas pelo rio Douro, encontramos as caves de envelhecimento de vinho do Porto.

Lá tem-se a oportunidade de conhecê-las, uma vez que a maioria é aberta para visitação e degustação de vinho(lógico que paga-se por isso).

Até então nunca tive muita simpatia pelo vinho do Porto. No entanto, após uma visitação, onde se conhece toda história e preparo do vinho, bem como descobre-se que existem vinhos envelhecidos de até 100 anos!!!!! e, principalmente tem-se a oportunidade de se provar vinhos envelhecidos de 20 anos, muda-se de opinião acerca do vinho.

Ainda, nesta visitação, descobre-se os tipos de uvas com os quais são fabricados, os tipos de madeira dos barris de envelhecimento, etc,

Lógico que o principal atrativo era degustção ao final. Tem-se a oportunidade de tomar uns 08 tipos de vinho do porto.(branco, tinto, 10, 20 anos, aperitivo, digestivo, etc, etc)

Até então, só havia provado vinhos do Porto de 02 anos, o que são comercializao aos milhões de litros.
No entanto, existem vinhos do Porto de 10, 20, 40 e mais de 40 anos(mesmo que seja 100 anos, a denominação é mais de 40 anos), sendo que, quando provei o de 20 anos percebi o porque de tamanha fama. São realmente incríveis.

E, mais do que qualquer outro, o vinho do Porto justifica o ditado: Vinho, quanto mais velho melhor!

Só posso dizer que sai de lá apaixonado pelo vinho do Porto, prometendo mundo e fundos a ele e querendo ter filhos com ele.(vixe!!!!! acho que sai de lá bêbado).
Beijos

Sem comentários: