Em Vila Nova de Gaia, que fica ao lado da cidade do Porto, separados apenas pelo rio Douro, encontramos as caves de envelhecimento de vinho do Porto.
Lá tem-se a oportunidade de conhecê-las, uma vez que a maioria é aberta para visitação e degustação de vinho(lógico que paga-se por isso).
Até então nunca tive muita simpatia pelo vinho do Porto. No entanto, após uma visitação, onde se conhece toda história e preparo do vinho, bem como descobre-se que existem vinhos envelhecidos de até 100 anos!!!!! e, principalmente tem-se a oportunidade de se provar vinhos envelhecidos de 20 anos, muda-se de opinião acerca do vinho.
Ainda, nesta visitação, descobre-se os tipos de uvas com os quais são fabricados, os tipos de madeira dos barris de envelhecimento, etc,
Lógico que o principal atrativo era degustção ao final. Tem-se a oportunidade de tomar uns 08 tipos de vinho do porto.(branco, tinto, 10, 20 anos, aperitivo, digestivo, etc, etc)
Até então, só havia provado vinhos do Porto de 02 anos, o que são comercializao aos milhões de litros.
No entanto, existem vinhos do Porto de 10, 20, 40 e mais de 40 anos(mesmo que seja 100 anos, a denominação é mais de 40 anos), sendo que, quando provei o de 20 anos percebi o porque de tamanha fama. São realmente incríveis.
E, mais do que qualquer outro, o vinho do Porto justifica o ditado: Vinho, quanto mais velho melhor!
Só posso dizer que sai de lá apaixonado pelo vinho do Porto, prometendo mundo e fundos a ele e querendo ter filhos com ele.(vixe!!!!! acho que sai de lá bêbado).
Beijos
Sem comentários:
Enviar um comentário