Esclarecendo logo, não estive Itália, nem fui andar de gôndolas pelos canais de Veneza.
Fui em Aveiro, que, por possuir canais na cidade, assim como Veneza, é chamada de a Veneza Protuguesa. Desta forma, nada melhor do que conhecer Aveiro através de um pesseio pelos seus canais e foi o que fiz, sendo possível conhecer a cidade quase que numa "tacada" só.
Em Aveiro não andamos de gôndolas e sim de barcos moliceiros (nome derivado das moliças, uma folha fertilizante que era transportadas nestes barcos).
O mais interessante desses barcos são suas proas e popas. Cada uma delas tem um desenho próprio e com um história própria, não sendo encontrado nenhum desenho igual ao outro. No barco que andei, perguntei qual a história que estava por trás do desenho e o condutor me falou somente que era uma história longa, como que na verdade não quisesse contar, pois muitas vezes os desenhos representam histórias tristes e assim, desconversou.
O centro de Aveiro é interessante. Lá encontramos o mercado do peixe. Era onde se negociavam os peixes trazidos do mar antigamente, sendo que ainda possui essa característica comercial, sendo no entanto, atualmente coberto e, em cima dele fica um restaurante que serve os melhores pratos à base de pescados da cidade.
Além disso, Aveiro possui duas praias muito comentadas. Ficam a sete quilômetros da cidade. A praia de e a praia de . Fui conhecer a praia de e realmente é muito bonita. Como aqui é inverno, a praia estava totalmente deserta (as areias, pois tinha bastante gente passeando nas calçadas e bares), o que me proporcionou algumas fotos bastante pitorescas.
Outra coisa interessante de Aveiro é que lá existe o BUGA (Bicicletas de Uso Gratuito de Aveiro), sendo um serviço da prefeitura no qual vc pega uma bicicleta para usar na cidade, devolvendo-a depois. No entanto, não pude usufruir do serviço pois estava fechado (fica para a próxima).
beijos
Sem comentários:
Enviar um comentário