domingo, 13 de janeiro de 2008

O caminho de Santiago - Já em terras espanholas





















































Finalmente em terras espanholas, meu primeiro destino foi a famosa cidade de Santiago de Compostela - ponto final do famoso caminho de Santiago.
Não cheguei lá peregrinando, no entanto, depois de ter percorrido Portugal e Marrocos, posso dizer que meu caminho até á foi grande também.

Lá tive a oportunidade de passar o reveillon, sendo este muito animado e, apesar do frio, com um show ao ar livre. O engraçado do reveillon por estes lados e que todos se fantasiam de palhaço. Os organizadores distribuem um kit palhaço para todos. Eu não fiquei sem o meu.
Ainda, em Compostela tive oportunidade de conhecer sua suntuosa catedral e presenciar a chegada de aguns peregrinos, todos muito emocionados depois da longa peregrinação.
Conversei com 02 deles, que me falaram que fizeram o percurso em 33 dias!!!!!!!!!!!, sendo que alguns deles há uma semana se encontrava com uma distenção muscular, mas que precisava, mesmo assim, terminar o caminho. Foi comovente seu relato, dizendo que não sabia como havia terminado.
Além disso, como outras, compostela tem um centro histórico fascinante, além de possuir já na parte mais nova da cidade uma infinidade de parques, nunca vi tantos em tão poucos quilômetros - devem ser uns 09 e só eu tive a oportunidade conhecer uns 03.
Quanto a caminho de Santiago, no qual as pessoas dão um enorme valor esotérico/religioso e que boa parte diz que mudou sua vida apósa realização do caminho, vendo e conversando com as pessoas que terminavam o caminho, tirei a minha conclusão:

Depois de 33 dias caminhando, no qual não sobra tempo para outra coisa que não seja caminhar e pensar, algo tem que mudar, depois de tanto tempo somente pensando. Terminar o caminho e continuar tudo como era até então, acho um tanto difícil, por isso tantas transformações apontadas pelas pessoas após concluir tamanho trajeto. Um dia quem saiba eu faça (Ah, não, pensar tantos dias assim seguidos pode fundir meus miolos).

Beijos

Sem comentários: